Festival de Música Contemporânea Brasileira chega à sétima edição com atividades gratuitas em cinco dias de programação

FMCB tem inscrições prorrogadas até o dia 25/11
18 de novembro, 2019
Orquestra Sinfônica da Unicamp abre a 7ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira
11 de março, 2020

 

Em sua sétima edição, que ocorre entre os dias 24 e 28 de março o Festival reforça o seu compromisso com o fortalecimento da música contemporânea brasileira. Com uma programação inteiramente aberta e gratuita o evento irá se dedicar à vida e à obra dos compositores João Donato e Liduino Pitombeira. A programação do FMCB contempla ações socioambientais também, disponibilizando ônibus para crianças de projetos sociais para assistir aos concertos e, durante o encerramento do festival, mudas de árvores são distribuídas a todo o público presente.

 

Nos dias 26 e 27 de março ocorrem os congressos e concertos comentados dos compositores homenageados. Durante o dia as atividades ocorrem na UNICAMP, onde, os participantes têm a possibilidade de acompanhar as principais pesquisas desenvolvidas sobre as obras de João Donato e Liduino Pitombeira, que são selecionadas através de chamada pública e avaliadas por um comitê científico. Um grande diferencial do Festival de Música Contemporânea Brasileira é a presença e a participação dos homenageados nos eventos. Deste modo, pesquisador e pesquisado têm a oportunidade de interagir e trocar impressões e experiências acerca de elementos técnicos e teóricos dos trabalhos. São realizadas ainda apresentações artísticas dedicadas ao repertório dos dois músicos, as apresentações também são submetidas para avaliação do comitê científico que avalia a pertinência e a qualidade interpretativa e técnica das propostas. No período da noite o concerto comentado ocorre no Teatro Castro Mendes às 20 horas. Na quinta-feira (26) João Donato se apresenta com o João Donato Trio e apresenta detalhes e curiosidades de sua biografia e seu cancioneiro. Na sexta-feira, (27) – no mesmo local e horário – é a vez de Liduino Pitombeira e seus convidados apresentarem as composições do músico.

Encerrando a programação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, junto ao maestro Victor Hugo Toro, interpreta obras do repertório dos artistas homenageados, no sábado (28), às 20 horas no Teatro Castro Mendes.

Reafirmando o interesse pela documentação e a circulação da produção musical brasileira, todas as atividades realizadas no FMCB são captadas e publicadas em nosso canal no YouTube.

Acompanhe as novidades e a programação do Festival em nossas redes sociais: @fmcbsp no Instagram e Facebook.