II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes



O II FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) homenageou nos dias 18, 19, 20 e 21 de março de 2015 dois grandes nomes da música brasileira atual: Gilberto Mendes e Edino Krieger. O Festival manteve sua estrutura unindo pesquisa à performance e ofereceu uma visão global da vida e obra dos compositores homenageados através de palestras, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas.






INSCRIÇÕES


Inscrições abertas até 15/11/2017.


Inscreva-se



II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes

O FESTIVAL

A abertura do II FMCB aconteceu no dia 18 de março, no teatro do Sesc Campinas e foi seguida de uma apresentação musical e um bate-papo com os dois compositores homenageados, Gilberto Mendes e Edino Krieger, que contaram um pouco sobre suas trajetórias profissionais e pessoais.

Os dias 19 e 20 de março foram sediados na Unicamp, onde foram realizadas atividades como palestras, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas além de um Recital Comentado pelos próprios compositores homenageados.

O encerramento do Festival aconteceu no dia 21 de março,  no Teatro Municipal "José de Castro Mendes" contando com um Concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. O evento também teve uma contrapartida social, oferecendo uma oficina de musicoterapia e uma mostra musical para as crianças do Centro Infantil Boldrini de Campinas.

O II FMCB reuniu mais de 500 participantes de todo o Brasil, Argentina e Estados Unidos. Contou com a participação de pesquisadores e alunos de diversas universidades, incluindo: Unesp, USP, Unicamp, CDMC/ Unicamp, CIDDIC/Unicamp, UniSantos e Unoeste do estado de São Paulo; Unirio e UFRJ do Rio de Janeiro; UEL, UEM, Unespar e UFPR do Paraná; UDESC de Santa Catarina; UFG de Goiás; UFMT do Mato Grosso, UFPA do Pará; Fundarte do Rio Grande do Sul; e também Metropolitan State University of Denver, Georgia State University e Western Colorado State University dos Estados Unidos.

O evento contou com parcerias estabelecidas com o Instituto de Artes da Unicamp,  Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Sesc Campinas. Conta com o apoio da CAPES/PAEP, CNPq, , Secretaria de Cultura de Campinas, PREAC (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários), CRC&VB, RTV Unicamp, e com patrocínios das empresas Clique Imagem, Aulos Restaurante, Timbres Instrumentos Musicais e ainda os hotéis oficiais do evento, Vitória Newport Hotel e Cambuí Hotel Residence.



HOMENAGEADOS



Produção e Corpo Editorial


  • Douglas Lopes Nicolau

    Direção Executiva

  • Guilherme Sauerbronn

    Editoração e Formatação - Anais

  • Iracele Vera Lívero

    Coordenação Científica

  • Maurício Moraes

    Direção de Projeto



  • Thais Lopes Nicolau

    Editoração e Formatação - Anais

  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Científica

  • Thais Lopes Nicolau

    Direção Artística

  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Geral




GALERIA DE FOTOS



GALERIA DE VIDEOS

EDIÇÕES ANTERIORES

I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian

VER EDIÇÃO

II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes

VER EDIÇÃO

III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima

VER EDIÇÃO

IV FMCB - Vida e obra de Edson Zampronha & Hermeto Pascoal

VER EDIÇÃO